Voltar
Agronegócio
2 min de leitura

Febrasem 2026 discute desafios e inovações no setor de sementes

Evento promove debates sobre comercialização e tendências do mercado

Carlos Silva22 de junho de 2026 às 10:15
Febrasem 2026 discute desafios e inovações no setor de sementes

A Feira Brasileira de Sementes (Febrasem) se reafirmou como um importante fórum de discussão do setor ao reunir, em sua 5ª edição, os principais representantes da indústria, pesquisadores e produtores. O evento, realizado em Rondonópolis (MT) nos dias 17 e 18 de junho, teve como tema central "A Semente é o Elo".

Painel sobre comercialização de sementes

Um dos destaques da Febrasem 2026 foi o painel intitulado "Perspectivas do Futuro da Comercialização de Sementes", que contou com a participação de líderes de importantes indústrias seed. Júlio César Poletto, Líder de Negócios da GDM, ressaltou que a dificuldade de acesso ao mercado é um desafio significativo para os multiplicadores de sementes. Ele enfatizou que a proximidade com o agricultor e a compreensão de suas necessidades são cruciais, especialmente em um ambiente de margens mais apertadas.

O acesso ao mercado é um pilar estratégico que deve ser priorizado pelos multiplicadores na venda de sementes.

Temas administrativos e tributários discutidos

Além de inovações tecnológicas, a programação da feira teve espaço para discutir a gestão de negócios no setor. A palestra de Mauricio Schineider, CEO da StartSe Agro, focou em liderança e gestão dentro das empresas de sementes. O acontecimento também contou com uma apresentação do especialista Eduardo Lourenço, que abordou a nova tributação no setor, e a importância de se adaptar às recentes reformas para garantir benefícios e evitar perdas tributárias.

Encerramento e avaliação positiva

No fechamento do evento, Nelson Croda, presidente da Aprosmat, agradeceu a todos os envolvidos na organização da feira, considerando sua importância para o fortalecimento do setor sementeiro nacional. Ele destacou a presença significativa de líderes do setor, que discutiram a atual crise no agronegócio, caracterizada por baixos preços de commodities e altos custos operacionais.

Febrasem 2026 promoveu não só aprendizado teórico, mas também geração de negócios e parcerias estratégicas.

Assim como nas edições anteriores, a Febrasem 2026 foi planejada para estimular não apenas o conhecimento, mas também criar oportunidades de negócios e fortalecer laços entre os participantes, com palestras voltadas para as necessidades do setor e espaços dedicados ao networking.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Agronegócio