Voltar
Cultura
2 min de leitura

Ministra Margareth Menezes recebe título de Doutora Honoris Causa

Reconhecimento à trajetória de Margareth na música e cultura afro-brasileira

Acro Rodrigues22 de junho de 2026 às 20:35
Ministra Margareth Menezes recebe título de Doutora Honoris Causa

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará concedeu o título de Doutora Honoris Causa à ministra da Cultura, Margareth Menezes. A cerimônia de outorga da honraria acontecerá em Fortaleza no dia 3 de julho.

Este título é uma homenagem à trajetória artística e cultural da ministra, que é reconhecida como uma das principais vozes da música brasileira e uma defensora da cultura afro-brasileira. A decisão do conselho ressalta a importância de sua carreira, que combina 36 anos de atuação artística com uma atuação significativa como gestora cultural.

A carreira de Margareth começou nos anos 1980, nos palcos do teatro baiano, e se expandiu para um reconhecimento internacional, com 17 álbuns lançados e diversas indicações ao Grammy. Ela é a criadora do movimento 'Afropop Brasileiro', que mescla ritmos afro-brasileiros tradicionais com influências modernas.

"

A sugestão para o título foi definida como um 'marco histórico', refletindo a importância de Margareth não só na música, mas também como embaixadora da cultura popular reconhecida pela Unesco.

Margareth Menezes é uma das principais referências da música brasileira e da valorização da cultura afro-brasileira.

Contexto

O título de Doutora Honoris Causa é uma das mais altas honrarias acadêmicas, concedida em reconhecimento a contribuições significativas em diversas áreas.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Cultura