Voltar
negócios
2 min de leitura

Petrobras e BNDES firmam acordo para desenvolvimento de minerais críticos

Novo protocolo visa troca de informações e inovações estratégicas

Mariana Souza22 de junho de 2026 às 14:35
Petrobras e BNDES firmam acordo para desenvolvimento de minerais críticos

A Petrobras estabeleceu, nesta segunda-feira (22), um protocolo de intenções em colaboração com o BNDES, visando promover pesquisas e inovações em minerais críticos e estratégicos. Esse acordo possibilitará a troca de informações e a realização de análises sobre lacunas nas capacidades produtivas e tecnológicas.

Detalhes do Acordo

O evento de assinatura do protocolo aconteceu durante as comemorações dos 74 anos do BNDES e contou com a presença do presidente Lula, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Entre os objetivos do acordo, estão a promoção de novas iniciativas que impulsionem as cadeias de transição energética, além das indústrias de óleo e gás.

Brasil se destaca na produção de minerais críticos, como alumina e lítio.

Segundo Mercadante, a colaboração é feita em parceria com o Cenpes, unidade de pesquisa da Petrobras. Há planos de expandir essa parceria para incluir a Vale, com foco na análise de minerais críticos. “Queremos estender essa parceria com a Vale para o estudo de minerais críticos”, afirmou Mercadante.

Contexto sobre Minerais Críticos

O Brasil possui grande potencial em minerais críticos, sendo o terceiro maior produtor de alumina, quarto em estanho, segundo em grafite natural e entre os cinco maiores produtores de lítio, além de deter significativas reservas de manganês e níquel.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de negócios