Voltar
política
2 min de leitura

Flávio Bolsonaro oferece equipe de transição a Marco Rubio

Senador brasileiro sugere colaboração para acordos entre países.

Tiago Abech27 de junho de 2026 às 10:20
Flávio Bolsonaro oferece equipe de transição a Marco Rubio

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manifestou sua intenção de disponibilizar uma equipe de transição ao governo dos Estados Unidos, caso seja eleito presidente do Brasil em outubro de 2026. A proposta foi mencionada em uma carta enviada a Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano.

Na correspondência, datada de 23 de junho de 2026, Marco Rubio expressou agradecimento pela oferta e ressaltou a importância da cooperação entre os dois países para o desenvolvimento de um acordo comercial benéfico. A carta também faz referência ao otimismo de Flávio em relação às eleições, sinalizando a disposição dos EUA para trabalhar com novos líderes brasileiros.

Flávio se diz confiante de ser eleito presidente e prepara equipe para acordos comerciais.

Rubio lembra que a legislação brasileira permite a formação de uma equipe de transição, composta por até 50 cargos, destinada a preparar os primeiros atos do novo governo. A transição é crucial para que o novo presidente receba todas as informações necessárias de seu antecessor.

Além disso, a carta aborda as tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, mencionando a investigação iniciada pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) sobre práticas que estariam restringindo o comércio bilateral. A proposta atual é de impor tarifas de 25% sobre produtos brasileiros.

Contexto

O USTR é o órgão responsável por formular e negociar a política comercial dos EUA. Isso inclui a condução de investigações sobre práticas prejudiciais ao comércio americano.

Rubio também aproveitou para agradecer a Flávio por seu apoio na designação de duas facções criminosas brasileiras como terroristas, enfatizando a importância de combater redes de crime organizado para garantir a segurança regional.

No encerramento da carta, Rubio lembrou Flávio sobre uma audiência pública agendada para 6 de julho de 2026, onde questões comerciais serão discutidas e onde representantes de diversos setores terão oportunidade de se manifestar.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de política