Voltar
política
2 min de leitura

Lula lança programa para combate a celulares roubados

Nova iniciativa visa diminuir a receptação de dispositivos furtados

Gabriel Rodrigues23 de junho de 2026 às 18:55
Lula lança programa para combate a celulares roubados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (23) uma nova fase do Programa Celular Seguro, que visa recuperar dispositivos móveis roubados, atuando como um 'Serasa dos celulares'.

A proposta busca mitigar o comércio ilegal e a receptação de celulares, proporcionando aos consumidores a possibilidade de verificar a situação de um aparelho antes da compra.

Cuidados e segurança

Durante o lançamento na Base Aérea de Guarulhos, na Grande São Paulo, Lula exortou a população a ter cautela ao usar celulares em locais públicos. 'Sempre olhe ao seu redor antes de usar o celular', recomendou.

O governo oferece uma plataforma para verificar se celulares foram desativados devido a roubo.

A nova fase do programa foca na redução da demanda por produtos ilícitos, visando desincentivar roubos e furtos, conforme enfatizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Contexto

A iniciativa permite que pessoas que possuem aparelhos irregulares, ao entregá-los às autoridades e colaborarem nas investigações, não sejam penalizadas.

Francisco Lucas Veloso, secretário nacional de Segurança Pública, explicou que o objetivo é desmantelar a rede criminosa, não punir os consumidores inocentes. 'É crucial saber a origem dos aparelhos', declarou.

Lula reforçou a importância de que, caso alguém descubra estar na posse de um celular roubado, deve procurar imediatamente uma delegacia para devolvê-lo sem receio de penalidades.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de política