Fatores que contribuem para alta produtividade na agricultura: temperatura, umidade e tratos fitossanitários
A Emater RS de Frederico Westphalen abrange 42 municípios na região Norte do Rio Grande do Sul, buscando incentivar os produtores a adotarem práticas agrícolas mais eficientes no cultivo do trigo. Há dois anos, os extensionistas da região implementaram um projeto que inclui as Unidades Demonstrativas de Trigo.
Além de avaliar o desempenho das cultivares e das estratégias de manejo, os extensionistas rurais acompanham a safra, realizando visitas para avaliar os componentes de rendimento e produtividade de cada lavoura. Para essa avaliação, amostras são coletadas em diferentes locais de cada área, sendo calculados o número de espigas por metro linear, o número de grãos por espiga e o peso do grão em um metro linear.
As informações coletadas serão compiladas em um banco de dados, servindo como diagnóstico do desempenho de produtividade do trigo posteriormente. Os extensionistas creditam a alta produtividade ao correto posicionamento das variedades, às condições adequadas de temperatura, umidade e aos tratos fitossanitários aplicados.