Estudo revela que ultraprocessados na alimentação paterna afetam neonatos

Um estudo publicado na revista Nutrition Research revela que a dieta do pai pode ter um impacto significativo no peso e nas medidas corporais de recém-nascidos. A pesquisa destaca que o consumo de alimentos ultraprocessados pelos pais está associado a um aumento nos parâmetros corporais dos bebês ao nascer.
A análise envolveu 43 famílias atendidas pela rede pública de saúde em Ribeirão Preto, São Paulo. Os pesquisadores avaliaram a alimentação dos pais através de dois recordatórios de 24 horas, coletados por nutricionistas. O primeiro registro foi feito presencialmente e o segundo por telefone, em dias distintos.
Para identificar a quantidade de ultraprocessados na dieta, os cientistas utilizaram a classificação NOVA, que categoriza os alimentos conforme seu nível de processamento. A contribuição desses produtos na dieta foi aferida como uma porcentagem da energia total consumida diariamente.
✨ Em média, 30% da energia consumida pelos pais vinha de ultraprocessados.
Os dados revelaram que os homens consumiam principalmente salsicha, bacon, bebidas açucaradas e biscoitos, enquanto as mulheres optavam por hambúrgueres, refeições prontas e salgadinhos. Após ajustes para variáveis como idade, escolaridade e condição socioeconômica, foi observada uma ligação direta entre a presença de ultraprocessados na dieta paterna e o peso ao nascer do bebê.
"Para cada aumento de um ponto percentual na dieta paterna de ultraprocessados, houve um crescimento médio de 12,81 gramas no peso ao nascer.
Além disso, a maior ingestão desses alimentos pelo pai correlacionou-se a índices ponderais mais elevados e maior espessura das dobras cutâneas dos recém-nascidos. Contudo, o estudo não encontrou ligações significativas entre o consumo de ultraprocessados e a gordura corporal dos bebês.
Os autores destacam que, embora haja uma associação estatística, isso não implica necessariamente em causalidade, enfatizando a necessidade de mais pesquisas para elucidar completamente essas relações.
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!

Cresce o número de pessoas clinicamente viciadas em alimentos industrializados

Nutricionista sugere opções mais saudáveis para torcer com prazer

Pesquisas alertam sobre a saúde alimentar durante a gestação

Pesquisa revela novas possibilidades para rastreabilidade de produtos pesqueiros