Campanha de atualização dos rebanhos tem início em maio: saiba mais
Prazo para atualização obrigatória de rebanhos no Paraná começa em 1º de maio

A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024, conforme determinado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, estará em vigor de 1º de maio a 30 de junho. Todos os produtores rurais com animais de produção em suas propriedades são obrigados a participar dessa ação. A falta de atualização resultará na impossibilidade de obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA), indispensável para a movimentação e abate de animais.
Para receber a GTA, é preciso atualizar todas as espécies animais na propriedade, como bovinos, búfalos, equinos, entre outros. O procedimento pode ser realizado por meio do aplicativo Paraná Agro, site da Adapar ou pessoalmente nas Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritórios de Atendimento municipais. Após 30 de junho, os produtores que não atualizarem o rebanho estarão sujeitos a penalidades, incluindo multas.
De acordo com a Gerência de Saúde Animal, o Paraná possui 155 mil propriedades e 192 mil explorações pecuárias, com cerca de 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, entre outros animais. O estado foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela OIE em maio de 2022, e como parte desse compromisso, é necessário cadastrar todos os animais anualmente nos meses de maio e junho.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Saúde
Mais de Saúde

Minas Gerais atinge alto índice vacinal contra brucelose em bovinos e bubalinos, com 77,5% de cobertura
Sube Título: O papel crucial dos produtores rurais e médicos veterinários para erradicar a doença nos números animadores

Pequenos produtores no Paraná asseguram produção e sustento durante a crise da pandemia
Programas do governo impulsionaram crescimento no setor

Autoridades dos EUA iniciam monitoramento da gripe aviária.
Análises em andamento no Kansas

Tocantins orienta pecuaristas a adiantarem a declaração de animais
Mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias devem ser feitas nos próximos meses





