Estoque lotado: Brasil não tem mais espaço para armazenar.
Desbalance fiscal atinge principalmente os estados do Centro-Oeste

A previsão para a safra brasileira de 2022/23 apresenta um grande desafio: um déficit recorde de armazenamento superior a 100 milhões de toneladas, conforme apontado pela AgWeb Farm Journal. Essa questão se agrava diante da expectativa de uma safra recorde de 313 milhões de toneladas de soja, milho, algodão, arroz e trigo.
De acordo com a AgWeb Farm Journal, apenas 15% das propriedades rurais do Brasil têm estruturas de armazenagem, o que contrasta com os Estados Unidos, onde 54% das fazendas possuem esse tipo de infraestrutura.
Vinte e dois anos atrás, em 2010, o Brasil tinha capacidade de armazenar 90% da safra de grãos, porém, ao longo da última década, houve um aumento significativo do déficit, fruto do crescimento da produção agrícola sem o devido acompanhamento na construção de silos. Atualmente, apenas 67% da colheita brasileira pode ser armazenada.
Segundo o AgWeb Farm Journal, o problema de armazenamento de grãos no Brasil está concentrado nos estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, áreas responsáveis por cerca de metade da produção nacional de grãos e que registraram um crescimento expressivo nos últimos anos.
Joana Colussi, pesquisadora associada de pós-doutorado na Universidade de Illinois, alerta que "o aumento da capacidade de armazenamento desde 2010 não acompanhou o crescimento da produção agrícola. Embora existam recursos públicos e privados para a construção de silos, os produtores ainda precisam se convencer do retorno positivo desse investimento. Essa situação pode representar um risco para a competitividade futura da agricultura brasileira".
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Agronegócio
Notícias Relacionadas
Mais de Agronegócio

Cotação do trigo sobe novamente, enquanto soja mantém estabilidade em Chicago
Milho mantém estabilidade na abertura da sessão

Perspectivas futuras para o mercado de algodão no Brasil
A perspectiva da safra 2023/24 aponta expansão na produção agrícola no Brasil

Conab eleva previsão de safra de grãos apesar das perdas no Rio Grande do Sul
Levantamento de dados realizado antes das chuvas devastadoras no Estado no final de abril.

Visão geral do mercado global de laticínios
Os preços do leite na fazenda estão prontos para se recuperar após atingirem baixa de três anos em outubro de 2024





