Produção de grãos no Estado o coloca como o terceiro maior produtor nacional
Na safra 2021/2022, a produção de grãos em Goiás deve atingir 28,1 milhões de toneladas, representando um aumento de 14,3% em relação à safra anterior. Com uma produtividade média de 4,3 toneladas por hectare, em uma área cultivada de 6,6 milhões de hectares, o estado se destaca como o terceiro maior produtor nacional de grãos.
A soja se destaca, respondendo por 16,0 milhões de toneladas, um crescimento de 10,2% em comparação com a safra anterior. Goiás deve entregar o segundo maior volume de soja do país, com produtividade de 4,0 toneladas por hectare. Já a produção de milho deve alcançar 10,2 milhões de toneladas, um aumento de 20,9%, colocando o estado como o quarto maior produtor nacional, com uma produtividade média de 5,3 toneladas por hectare.
Além disso, Goiás mantém a liderança nacional na produção de sorgo e girassol. A estimativa é de 1,2 milhão de toneladas de sorgo, com uma produtividade de 3,2 toneladas por hectare, um crescimento de 36,7%. Já a produção de girassol deve atingir 40,8 mil toneladas, um aumento de 104%, com uma produtividade de 1,6 toneladas por hectare, o que garante ao estado a maior produtividade nacional desse grão.