Órgão fortalece segurança de aplicativos no Brasil e no exterior
Destaque dos quatro programas apresentados

O Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca-se na América Latina pela tecnologia de aplicação e segurança no uso de agrotóxicos. Na Agrishow, o CEA apresenta quatro projetos de destaque com alcance regional, nacional e internacional.
Um desses projetos é o Programa Drones SP, uma parceria entre o CEA/IAC e a Coopercitrus, que visa levar tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones para propriedades pequenas e médias. Inicialmente no Circuito das Frutas, o programa se expandirá para propriedades de cooperados Coopercitrus nas culturas de soja, milho, citros e cana-de-açúcar.
Outra iniciativa é o Programa Adjuvantes da Pulverização, que conta com quase 50 empresas signatárias do Selo IAC de funcionalidade. O objetivo é garantir a qualidade dos adjuvantes agrícolas em um setor não regulado pelos órgãos oficiais. Adicionalmente, o programa IAC-Quepia, em parceria com o setor privado, busca avaliar a qualidade dos equipamentos de proteção individual utilizados por trabalhadores rurais na aplicação de agrotóxicos ou defensivos agrícolas.
Por fim, o programa Aplique Bem beneficia quase 85 mil agricultores no Brasil e em 7 países, abrangendo mais de 1.000 municípios e percorrendo 1 milhão de km. Com quase 5 mil treinamentos anuais e um investimento de R$ 2 milhões, seu propósito é capacitar pequenos e médios produtores para o manejo seguro de agroquímicos, com ênfase na proteção dos cultivos, do meio ambiente e dos trabalhadores rurais.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Internacional
Mais de Internacional

Em 2023, as exportações de manga atingiram um marco histórico
Expectativa de aumento nas exportações de manga brasileira em 2023 com destaque para a produção baiana.

Brasil lidera consumo global de algodão sustentável, com 36% do total
Brasil lidera a produção global de algodão sustentável

Invasora demonstra resistência a glifosato, 2,4-D e inibidores de ALS
Planta daninha resiste a múltiplos tratamentos, sendo apenas um grupo eficaz

Café mineiro ganha mercado chinês com aumento de 4.000% nas exportações - Noticias Café
China se destaca como um dos principais mercados para o café produzido em Minas Gerais





