Voltar
Justiça
2 min de leitura

Brasileiro é preso após tentativa de fuga de centro de detenção em NY

Ernando Elias Orelio tentou escapar após ser notificado pelo ICE.

Gabriel Rodrigues23 de junho de 2026 às 14:55
Brasileiro é preso após tentativa de fuga de centro de detenção em NY

Um brasileiro, identificado como Ernando Elias Orelio, de 38 anos, foi preso após tentar fugir do Serviço de Imigração e Controle Aduaneiro (ICE) nos Estados Unidos. O incidente ocorreu no início de junho, formando parte de um caso mais amplo envolvendo questões de imigração e legalidade.

No dia 31 de maio, Orelio foi preso pelo Departamento de Polícia da cidade de Watervliet, localizada no condado de Albany, Nova York, sob as acusações de invasão de propriedade e agressão. No dia seguinte, como ele não possuía status imigratório legal, foi transferido para o Centro Federal de Detenção de Buffalo para aguardar os procedimentos de deportação.

Entretanto, em 7 de junho, os funcionários do centro de detenção notaram a ausência de Orelio. Através de um relato de outro detento, soube-se que ele havia escalado uma cerca e se refugiado em um telhado. Após verificar as celas e o pátio, os agentes do ICE não o encontraram em nenhum lugar do estabelecimento.

O Departamento de Justiça dos EUA relatou que um agente decidiu investigar o telhado, onde encontrou Orelio, que ao perceber a presença do oficial, saltou do telhado e fugiu correndo. Apesar da fuga inicial, a captura do brasileiro se deu rapidamente em uma área arborizada próxima ao centro de detenção.

Orelio foi preso novamente logo após a tentativa de fuga.

Contexto

Esse caso destaca os desafios enfrentados pelos centros de detenção nos EUA em relação à segurança e gestão de detentos sem status legal.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Justiça