Voltar
Meio Ambiente
1 min de leitura

ANA aprova aumento na transposição de água do Jaguari para o Atibainha

Medida visa fortalecer a segurança hídrica na Grande São Paulo até 2026

Acro Rodrigues23 de junho de 2026 às 12:35
ANA aprova aumento na transposição de água do Jaguari para o Atibainha

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) autorizou, em caráter excepcional, a ampliação do volume de água que pode ser transposto da Usina Hidrelétrica Jaguari para o reservatório Atibainha até dezembro de 2026.

Essa decisão, tomada em conjunto com órgãos estaduais, atende a um pedido da Sabesp e visa reforçar a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo e das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que enfrentam períodos prolongados de estiagem.

O volume máximo de água transposto aumentará de 162 para até 268,28 hectômetros cúbicos por ano.

Com a nova autorização, a quantia suplementar de água disponível para transposição será de 106,28 hectômetros cúbicos, com uma vazão máxima de captação de 8,5 metros cúbicos por segundo. Esta mudança se estenderá até o final de 2026.

Contexto

Atualmente, o Sistema Cantareira opera na faixa 2 (Atenção), com apenas 38,9% do volume útil. Se essa porcentagem não ultrapassar 40% até 30 de junho, o sistema será reclassificado para a faixa 3 (Alerta).

Vale destacar que a ampliação da transposição poderá ser revista se o sistema atingir mais de 60% do volume útil ou se a Sabesp conseguir operar sem restrições na vazão média mensal.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Meio Ambiente