Comitê discute estratégias para enfrentar eventos climáticos no RS
Encontro promove reflexão sobre impactos e soluções para desastres

Nesta quarta-feira (6), o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande se reuniu em Porto Alegre para discutir os impactos dos eventos meteorológicos extremos e as estratégias de enfrentamento necessárias para o Estado.
O evento fez parte da Semana Estadual de Prevenção aos Desastres Socioambientais, criada em memória das enchentes que afetaram a região em 2024. Sob a liderança do governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande visa proteger a população e fortalecer a resiliência do estado.
Integração entre ciência e gestão pública
Joel Goldenfum, secretário-executivo do comitê, enfatizou a relevância de unir esforços entre ciência, gestão pública e sociedade para enfrentar os desafios climáticos, buscando soluções sustentáveis e robustez para o Estado.
✨ A memória coletiva é crucial para criar políticas de prevenção eficazes.
Sandro Kirst, secretário-adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, reconheceu o papel do comitê em integrar ciência e inovação para aprimorar a gestão pública e preparar o Estado para riscos climáticos.
O evento contou com a presença de diversos representantes, incluindo Ângela Oliveira, secretário-adjunta da Reconstrução Gaúcha, e de outros líderes acadêmicos e da Defesa Civil.
Painéis sobre impactos e soluções
O primeiro painel avaliou os danos diretos ocasionados por tempestades severas, com a participação de especialistas como Vagner Anabor, que defendeu maior investimento em meteorologia e monitoramento.
Na sequência, Maurício Ilha de Oliveira apresentou detalhes sobre fenômenos climáticos, enquanto Leonardo Calvetti discutiu os recentes avanços em sistemas de radares meteorológicos.
O segundo painel focou na avaliação de danos e estratégias de mitigação, com o meteorologista Murilo Machado Lopes apresentando a Rede Voluntária de Observadores de Tempestades, um projeto que busca capacitar a sociedade sobre eventos meteorológicos severos.
O evento foi uma oportunidade para refletir sobre a evolução das políticas de Defesa Civil no Estado e os desafios futuros, consolidando a parceria entre o comitê, universidades e a Defesa Civil.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de Meio Ambiente

ONU alerta sobre aquecimento dos oceanos e pesca em risco
Relatório aponta agravamento de indicadores ambientais globais

Brasil planta 2,2 milhões de mudas por dia no Dia do Meio Ambiente
Indústria de árvores cultivadas revela números impressionantes para 2026

Governo precisa agir contra incêndios na Amazônia e Pantanal
Medidas devem ser apresentadas em até 10 dias devido ao risco de El Niño

Governo visita Ceflor para impulsionar recuperação florestal
Iniciativa visa acelerar restauração de áreas devastadas por enchentes.





