Rizicultores se sentem excluídos em decisão do governo sem consulta
Durante a reunião da Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Brasília, as lideranças da cadeia produtiva reforçaram as críticas ao plano do governo de importar um milhão de toneladas de arroz para minimizar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul no mercado local. Os rizicultores presentes no encontro expressaram sua indignação por não terem sido consultados antes da decisão ser tomada.
A importação de arroz estava programada para ser realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mas o governo federal suspendeu o processo após publicar o edital, sem esclarecer os motivos. Além disso, o governo decidiu zerar a Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz de países de fora do Mercosul, alegando que os preços dos fornecedores do blocos aumentaram logo após o Brasil manifestar interesse na compra do cereal.
Não perca o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, por volta das 5h50, no CBN Primeiras Notícias, e às terças-feiras, aproximadamente às 13h20, no CBN Brasil.