Voltar
política
2 min de leitura

Aumento de faturamento do MEI será debatido no Congresso

Câmara espera proposta do governo até quarta-feira sobre o teto do MEI

João Pereira22 de junho de 2026 às 23:00
Aumento de faturamento do MEI será debatido no Congresso

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, anunciou que o governo Lula enviará uma proposta sobre o aumento do teto de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) até quarta-feira, dia 24. Hoje, o limite estabelecido é de 81 mil reais por ano.

Motta afirmou que levará o projeto à Comissão Especial que já debate a questão, em busca de um texto que equilibre as finanças e atenda às demandas dos microempreendedores. Sua declaração foi feita após uma reunião com os ministros José Guimarães e Bruno Moretti.

O governo Lula já manifesta apoio à elevação do teto do MEI, mas não revelou a porcentagem do aumento.

No Congresso, pelo menos duas propostas estão em discussão. No Senado, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou, no final do ano passado, um projeto que sugere elevar o limite do MEI para 140 mil reais, introduzindo o conceito de "Super MEI". Na Câmara, outra proposta almeja elevar o teto para 150 mil reais, concebida pelo deputado Heitor Schuch e aprovada em setembro de 2025 pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços.

Contexto

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria simplificada para pequenos empresários no Brasil, voltada a quem fatura até 81 mil reais ao ano. O aumento do teto pode beneficiar uma ampla gama de pequenos negócios no país.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de política