MST ocupa sede do Incra em Alagoas
Invasão do MST ocorre depois da demissão de parente de Arthur Lira (PP-AL)

Nesta segunda-feira (29), membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Maceió (AL) em protesto contra a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como novo superintendente do órgão. A ação ocorreu após a exoneração de Wilson Cesar de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Nascimento, que assumiu o cargo na última quarta-feira (24) nomeado pelo governo federal, era diretor-presidente da Naturagro, entidade que representa beneficiários da reforma agrária em Alagoas. A invasão coincide com o período do “Abril Vermelho”, já que em 2023 o MST ocupou a Superintendência do Incra em Alagoas com o mesmo objetivo.
Durante a Agrishow, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), mencionou que a situação está complicada para os produtores rurais. De acordo com Lupion, há 48 propriedades rurais invadidas no país, e a necessidade de posicionamentos claros por parte do Congresso Nacional é urgente.
Atualmente, estão em tramitação na Câmara dos Deputados 13 projetos de lei contra invasões, sendo a maioria deles analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e outros pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. No Senado, quatro projetos de lei com a mesma finalidade também estão em andamento.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Gabriel Azevedo
Jornalista especializado em política
Mais de política

Governo se prepara para autorizar importação de arroz por meio de Medida Provisória
Ministro Carlos Fávaro diz que objetivo não é competir com rizicultores gaúchos, mas evitar especulação e altas de preços no mercado nacional

Proposta do governo do Paraná visa tornar segurança hídrica uma política pública
Implantação de práticas para disciplinar os usos múltiplos da água

Ministério vai autorizar agroindústrias do RS a comercializarem produtos em todo o Brasil
Setor solicitava ao governo federal medidas de apoio econômico.

Programa assegura a qualidade da produção de mais de 900 cafeicultores
Programa de certificação de propriedades cafeeiras é lançado como o primeiro selo do Brasil emitido por instituição governamental





