Colheita de kiwi se acelera mesmo com chuvas frequentes

Estado geral dos pomares apresenta boa condição fitossanitária

Colheita de kiwi se acelera mesmo com chuvas frequentes

Conforme o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (02/05) pela Emater/RS-Ascar, a colheita de kiwi na região administrativa de Caxias do Sul está ocorrendo de forma mais rápida, apesar do clima adverso com muitos dias de chuva, frutas molhadas e pouca exposição ao sol.

Apesar dos desafios climáticos, a saúde dos pomares de kiwi continua satisfatória no geral, sem relatos significativos de problemas com pragas, em especial a mosca-das-frutas.

Este é um bom momento para investir na cultura do kiwi na região, com produtores interessados em parcerias com atacadistas e na produção de novas variedades da fruta, como as de polpa amarela e vermelha. Também há busca por porta-enxertos saudáveis e resistentes à seca, considerando que a doença seca-do-quivizeiro quase levou à extinção da cultura na Serra Gaúcha.

Atualmente, o preço médio de venda dos frutos a granel na propriedade é de R$ 5,00 por quilograma.

As informações da Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), destacam os desafios e oportunidades para os produtores de kiwi em Caxias do Sul.