Brasil se destaca em evento sobre agricultura sustentável na Europa
Participação do Mapa no projeto AL-INVEST Verde reafirma compromisso com a sustentabilidade

Entre os dias 16 e 18 de junho, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram presentes no evento de encerramento do programa AL-INVEST Verde, realizado em Bruxelas, na Bélgica. A iniciativa, com aporte financeiro de € 47,5 milhões pela União Europeia, focou em promover a sustentabilidade e o comércio verde em 15 países da América Latina e do Caribe.
Sibelle Andrade, assessora especial do ministro André de Paula, participou da abertura do evento, que contou com a presença do diretor da Direção-Geral de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, Félix Fernández-Shaw, e do embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva. Durante sua apresentação, Sibelle enfatizou o papel do Brasil como um líder nas questões agroalimentares e ambientais, apresentando diferentes políticas que favorecem a sustentabilidade na agropecuária brasileira.
✨ O Brasil é a maior região exportadora líquida de alimentos do mundo, representando um terço da água doce renovável e 40% da biodiversidade global.
Diálogos sobre Sustentabilidade e Segurança Alimentar
A representante do Mapa também teve um papel ativo na abertura do VII Diálogo Agroalimentar entre a União Europeia e América Latina, onde discutiu a importância dessas regiões para a segurança alimentar global. Ela ressaltou que a América Latina desempenha um papel crucial na produção de alimentos e na conservação ambiental.
"Quando discutimos agricultura sustentável, estamos falando de uma responsabilidade compartilhada e de uma oportunidade comum
O evento foi uma oportunidade para autoridades, organizaciones internacionais e representantes do setor privado abordarem os desafios da transição para cadeias agroalimentares sustentáveis. A presença do Brasil nesse espaço reafirma seu papel central nas discussões sobre segurança alimentar e comércio internacional.
Iniciativas e Resultados do AL-INVEST Verde
Bruno Meireles Leite, coordenador-geral de Produção Animal do Mapa, também participou de um painel discutindo políticas de sustentabilidade no Brasil, abordando iniciativas significativas como os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e o plano Agro Brasil + Sustentável.
Resultados no Brasil
O programa AL-INVEST Verde contribuiu para o fortalecimento da rastreabilidade e transparência em cadeias produtivas nos estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia, mostrando a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo.
Além da participação oficial no evento, representantes do Mapa se reuniram com diversas diretorias da Comissão Europeia para discutir temas como inovação, comércio agroalimentar e sustentabilidade, reforçando o compromisso do Brasil com a cooperação internacional.
O evento não apenas consolidou parcerias existentes, mas também estabeleceu um caminho para futuras colaborações em torno da segurança alimentar e desenvolvimento econômico sustentável, tornando-se um marco na cooperação entre Brasil, União Europeia e IICA.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de Agronegócio

Mini colheitadeiras fortalecem produção em comunidades do Ceará
Equipamentos beneficiam 270 famílias no Programa Arroz da Gente

Embrapa entrega novas sementes brasileiras ao Banco Mundial na Noruega
Ação visa fortalecer a segurança alimentar e a biodiversidade global.

Machadinho sedia Festa da Colheita da Erva-Mate com aberturas e palestras
Eventos marcam início da safra de erva-mate nesta quinta-feira.

Plínio Nastari destaca impacto dos biocombustíveis na economia agrícola
Economista aponta sinergia entre produção de energia agro e segurança alimentar





