Voltar
Agronegócio
2 min de leitura

Ministro André de Paula discute presidência da PLACA com Peru

Cooperação entre Brasil e Peru é foco das discussões na videoconferência

Gabriel Rodrigues23 de junho de 2026 às 16:50
Ministro André de Paula discute presidência da PLACA com Peru

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, se reuniu nesta terça-feira (23) por videoconferência com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Felipe Millan, para discutir a transição da presidência da Plataforma da América Latina e do Caribe para Ação Climática na Agricultura (PLACA).

A formalização da transferência ocorrerá durante a Assembleia Anual da PLACA, agendada para o período de 30 de junho a 2 de julho, em Lima, no Peru. Criada em 2019, a PLACA reúne 19 ministérios da Agricultura da América Latina e do Caribe com o intuito de fortalecer a cooperação regional e promover a agricultura tropical frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

A PLACA conta com apoio técnico da FAO, que funciona como secretaria.

Atualmente, o Peru preside a PLACA no biênio 2025-2026, enquanto o Brasil ocupa a posição de copresidência. Na assembleia em Lima, o Brasil está programado para assumir a presidência para o biênio 2026-2027. André de Paula informou que não participará presencialmente do evento devido a compromissos oficiais em Brasília, e que será representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Fiadeiro.

Durante a videoconferência, o ministro brasileiro destacou que o Brasil está comprometido em dar continuidade ao trabalho da PLACA, que, sob a liderança do Peru, tem se destacado como uma referência na promoção de uma agricultura produtiva, sustentável e resiliente, além de apoiar a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.

Felipe Millan enfatizou a importância da colaboração entre Brasil e Peru, afirmando que essa coordenação tem sido crucial para desenvolver uma agenda voltada à resiliência dos sistemas agroalimentares em resposta às mudanças climáticas. Ele também reconheceu a contribuição brasileira em áreas como segurança hídrica, inovação e apoio à agricultura familiar durante o período de copresidência.

Ao final do encontro virtual, os ministros reafirmaram seu compromisso em manter o diálogo e a colaboração em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável da agricultura, a adaptação às mudanças climáticas e o fortalecimento da segurança alimentar na América Latina e no Caribe.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Agronegócio