Ministro André de Paula discute presidência da PLACA com Peru
Cooperação entre Brasil e Peru é foco das discussões na videoconferência

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, se reuniu nesta terça-feira (23) por videoconferência com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Felipe Millan, para discutir a transição da presidência da Plataforma da América Latina e do Caribe para Ação Climática na Agricultura (PLACA).
A formalização da transferência ocorrerá durante a Assembleia Anual da PLACA, agendada para o período de 30 de junho a 2 de julho, em Lima, no Peru. Criada em 2019, a PLACA reúne 19 ministérios da Agricultura da América Latina e do Caribe com o intuito de fortalecer a cooperação regional e promover a agricultura tropical frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
✨ A PLACA conta com apoio técnico da FAO, que funciona como secretaria.
Atualmente, o Peru preside a PLACA no biênio 2025-2026, enquanto o Brasil ocupa a posição de copresidência. Na assembleia em Lima, o Brasil está programado para assumir a presidência para o biênio 2026-2027. André de Paula informou que não participará presencialmente do evento devido a compromissos oficiais em Brasília, e que será representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Fiadeiro.
Durante a videoconferência, o ministro brasileiro destacou que o Brasil está comprometido em dar continuidade ao trabalho da PLACA, que, sob a liderança do Peru, tem se destacado como uma referência na promoção de uma agricultura produtiva, sustentável e resiliente, além de apoiar a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.
Felipe Millan enfatizou a importância da colaboração entre Brasil e Peru, afirmando que essa coordenação tem sido crucial para desenvolver uma agenda voltada à resiliência dos sistemas agroalimentares em resposta às mudanças climáticas. Ele também reconheceu a contribuição brasileira em áreas como segurança hídrica, inovação e apoio à agricultura familiar durante o período de copresidência.
Ao final do encontro virtual, os ministros reafirmaram seu compromisso em manter o diálogo e a colaboração em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável da agricultura, a adaptação às mudanças climáticas e o fortalecimento da segurança alimentar na América Latina e no Caribe.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de Agronegócio

Capacitação para técnicos em São Luís inicia transferência de tecnologia
Curso vai promover o uso de tecnologia social no combate à fome

Agricultura irrigada é celebrada no Senado como pilar da segurança alimentar
Sessão especial destaca impacto da irrigação no desenvolvimento rural

Garantia-Safra injeta R$ 32 milhões na economia de Alagoas
Benefício alcança 26 mil agricultores em 34 municípios

Mini colheitadeiras fortalecem produção em comunidades do Ceará
Equipamentos beneficiam 270 famílias no Programa Arroz da Gente





