Benefícios do capim BRS Kurumi na produção leiteira de bovinos
Propriedades rurais investem em mudas para diversificar pastagens e otimizar produtividade

A parceria entre a Emater/RS-Ascar e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) tem incentivado a utilização do capim BRS Kurumi pelos bovinocultores de leite em Santo Ângelo, oferecendo uma alternativa para diversificar as pastagens e melhorar a alimentação do rebanho. Segundo informações da Emater/RS, somente no mês de março deste ano, 15 produtores do município foram beneficiados com mudas do capim.
O Coordenador de Extensão do IFFar, Ivan Jacson Preuss, ressaltou que o Instituto possui uma área demonstrativa destinada a pesquisas e educação, atendendo os cursos de Técnico em Agricultura/Agropecuária e Gestão do Agronegócio. Neste espaço, as mudas são multiplicadas para serem distribuídas posteriormente aos produtores, sendo que as orientações para implantação e manejo são fornecidas pela Emater/RS-Ascar.
Desde o início do projeto, aproximadamente 40 agricultores já foram diretamente beneficiados, conforme a Emater. A extensionista Márcia Dezen explicou que cada agricultor recebe em média 100 mudas, totalizando a doação de 4 mil mudas de Kurumi até o momento, com potencial para beneficiar mais famílias.
O capim BRS Kurumi é uma variedade de capim elefante anão adaptada para a região sul do Brasil, caracterizada por entrenós mais curtos, mantendo o mesmo número de nós e folhas das variedades de porte alto. Isso resulta em forragem de maior qualidade e facilita o manejo, além de apresentar crescimento vigoroso, capacidade de rebrote, produtividade e qualidade da forragem.
Para mais informações sobre a utilização do capim BRS Kurumi, os interessados podem buscar orientação no escritório municipal da Emater/RS-Ascar.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Sorgo e capim elefante como alternativas para geração de biogás
Integração de culturas energéticas na codigestão de resíduos da produção animal

Addiante apresenta inovações tecnológicas em sua estreia na Agrishow 2024
Joint-venture impulsiona crescimento do setor agro com 30% dos negócios firmados

Interleite Sul: Inscrições abertas e reflexão sobre a IA e mudanças climáticas na produção de leite
Grande evento em Chapecó (SC) promete reunir mais de mil pessoas nos dias 8 e 9 de maio

Raça bovina alternativa: a promissora opção para os produtores agrícolas
O gado Sindi se destaca pela sua adaptabilidade e atrai atenção dos produtores.





