Portaria prorroga proibição de eventos com aves em Santa Catarina
Santa Catarina intensifica protocolos de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves passeriformes.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) de Santa Catarina prorrogou, através da Portaria SAR nº 11/2024, a suspensão de exposições, torneios, feiras e demais eventos que envolvam aglomeração de aves em todo o território catarinense, com o objetivo de prevenir e controlar a propagação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Essa medida está em conformidade com o Decreto de Estado de Emergência Zoossanitária para Gripe Aviária vigente no país e no estado.
A Portaria, divulgada pela Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, autoriza apenas eventos que incluam a participação de passeriformes, desde que respeitadas as condições e exigências estabelecidas, visando assegurar a biosseguridade e reduzir os riscos de disseminação da doença entre as aves.
Após estudo realizado pela equipe técnica da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), foram estabelecidos critérios para a retomada gradual e segura dos eventos com a participação exclusiva de passeriformes. Dos critérios definidos, destaca-se a avaliação da densidade populacional de aves comerciais no município onde o evento será realizado e a análise do status sanitário tanto do município quanto da região. Atualmente, 74 municípios atendem aos requisitos para sediar eventos dessa natureza.
Adicionalmente, a portaria especifica uma série de exigências referentes às medidas de biosseguridade no local do evento e nas criações de passeriformes. É necessário, também, a emissão de Guia de Trânsito Animal e a apresentação de atestado sanitário dos passeriformes. A gestão e os procedimentos de autorização devem ser encaminhados à Cidasc, a fim de garantir o cumprimento das normas estabelecidas.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Medidas preventivas no Show Rural para evitar a disseminação da influenza Aviária
Técnicos da Adapar discutem sobre avicultura no estande do Centro Tecnológico em Avicultura (CTA) com palestras diárias às 14h

Movimento em prol das Ferrovias busca respaldo em Brasília
A importância da ferrovia para Santa Catarina é indiscutível

Governo edita MP para viabilizar importação de arroz pela Conab
Medidas para conter a especulação e os aumentos exagerados de preços no mercado

Soja: Chicago busca lucros e monitora impacto das enchentes no Brasil
Contratos de soja em grão para entrega em julho fecham com leve queda de 0,18%





