Produção de tabaco atinge 605.703 toneladas na safra 2022/2023
Aumento de 6,5% no preço médio do milho na safra sul-brasileira de 2022/2023

A produção de tabaco na safra 2022/2023 no Sul do Brasil totalizou 605.703 toneladas, conforme levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Os dados indicam que a variedade Virgínia contribuiu com 551.586 toneladas, o Burley com 46.469 toneladas e o Galpão Comum com 7.649 toneladas.
O presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, destaca que a estimativa inicial divulgada em novembro de 2022 foi de 604.732 toneladas. Ele explica que a certeza sobre a área plantada considera o número de pés inscritos no Sistema Mutualista, somando-se aos não inscritos e incluindo um percentual de produtores com variações. Drescher ressalta que a produtividade e o volume de produção estão sujeitos às condições climáticas e aos tratamentos aplicados, observando que, na última safra, a produtividade foi positiva na maioria das regiões.
Ao comparar as safras 2021/2022 e 2022/2023, Drescher menciona o crescimento de 8,1% na produção total, com incremento de área e produtividade em diversos estados. Ele também destaca que o preço médio aumentou 6,5%, impulsionado pela demanda internacional. Na questão da receita bruta para os produtores, houve um crescimento de 15,1% na safra mais recente, com maior destaque para os valores obtidos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Quanto à safra 2023/2024, a estimativa de produção será concluída em outubro e aponta para um leve aumento na área plantada, podendo gerar preocupação em relação à lucratividade dos produtores, pois é essencial ajustar a produção à demanda do mercado.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
AFUBRA - ASSOCIAÇÃO DOS FUMICULTORES DO BRASIL
Jornalista especializado em Agronegócio
Notícias Relacionadas
Mais de Agronegócio

Diversificação impulsiona busca por tecnologias entre fumicultores
Novas gerações de tratores são produzidas com tecnologia avançada

Cotação do trigo sobe novamente, enquanto soja mantém estabilidade em Chicago
Milho mantém estabilidade na abertura da sessão

Impacto da mudança do clima no aumento da incidência de brusone do trigo
A doença fúngica conhecida como brusone do trigo aflige áreas de clima quente e úmido

Mercado de soja permanece estável no início do pregão, com expectativa por dados do RS
Milho tem baixa em sua cotação, enquanto contratos de trigo registram alta



