VLI conduz quantidade recorde de açúcar na safra 2023/24
6,1 milhões de toneladas de açúcar foram transportadas por operadora logística em ferrovias

A VLI alcançou um marco na movimentação de açúcar durante a safra 2023/24, encerrada em março, com o transporte de 6,1 milhões de toneladas - representando 17,3% do total exportado pelo Brasil no período. Em comparação com a safra anterior, houve um aumento de 24% nesse volume. O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos, viu o volume de açúcar movimentado pela VLI crescer 28%, totalizando 5,1 milhões de toneladas.
Esse crescimento reflete o aumento expressivo na produção brasileira de açúcar na última safra, juntamente com os investimentos realizados pela VLI em parceria com a empresa francesa Tereos na infraestrutura de escoamento da commodity no Brasil ao longo dos últimos quatro anos. Parte do volume movimentado pelas ferrovias da VLI - 1,1 milhão de toneladas - foi da Tereos, representando um aumento de 7%.
A parceria entre as duas empresas se baseia em "coinvestimentos", possibilitando a instalação de armazenagem nos ativos da VLI para ampliar a capacidade de movimentação. O transporte eficiente proporcionado pela VLI é essencial para a Tereos otimizar seus resultados.
Apesar da expectativa de uma quebra na safra de cana no Centro-Sul, a Tereos planeja manter a produção de açúcar entre 1,9 milhão e 2 milhões de toneladas. No último ano, a empresa processou aproximadamente 21,2 milhões de toneladas de cana, próxima de sua capacidade instalada para cada safra.
No âmbito do transporte de grãos, a VLI se prepara para desafios devido à postura cautelosa dos produtores, que estão retendo sua produção aguardando por melhores preços. Existe preocupação quanto à necessidade de transportar um grande volume de grãos de uma só vez, além do aumento potencial do frete, conforme explicado por Hernandez.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Por Gabriella Weiss — São Paulo
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Com a bioestimulação, a produção de cana-de-açúcar ganha mais eficiência
Os primeiros estádios da cultura presenciaram esse fenômeno

Agro atinge recorde de exportações em abril e representa metade das vendas externas do Brasil
Exportações do agronegócio brasileiro atingem US$ 15,24 bilhões em abril de 2024, com aumento de 3,9% em relação a 2023

Exportações do agronegócio atingem número recorde no mês de abril
O resultado representou quase metade das exportações totais do Brasil

Preços do cacau e do açúcar têm queda significativa em Nova York
Algodão inicia sessão em alta, enquanto café mantém estabilidade





