Voltar
Brasil
2 min de leitura

Trabalhadores iniciam saque do PIS/Pasep nesta quinta-feira

Dinheiro esquecido começa a ser resgatado por quem solicitou até maio.

Gabriel Azevedo25 de junho de 2026 às 01:00
Trabalhadores iniciam saque do PIS/Pasep nesta quinta-feira

Trabalhadores com valores pendentes no antigo fundo PIS/Pasep podem começar a retirar os pagamentos de 'dinheiro esquecido' a partir desta quinta-feira, 25. Esta etapa abrange aqueles que solicitaram ressarcimento até 31 de maio.

Para aqueles que encaminharem o pedido até terça-feira, 30, o pagamento será efetuado em 27 de julho, de acordo com o cronograma do governo.

O que você precisa saber sobre o antigo fundo

O fundo PIS/Pasep, que funcionou de 1971 a 1988, tinha como objetivo complementar os salários de trabalhadores regidos pela CLT e de servidores públicos. É importante notar que esse programa é distinto do abono salarial vigente atualmente.

O saldo médio para saque é de R$ 2,8 mil, com valores corrigidos pela inflação.

Os trabalhadores podem verificar a presença de valores a serem recebidos pelo site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. A plataforma também fornece orientações para a retirada do montante, incluindo procedimentos específicos para herdeiros.

Prazo Importante

Se o ressarcimento não for solicitado até setembro de 2028, os valores não poderão mais ser sacados e serão transferidos ao Tesouro Nacional.

Como consultar e solicitar o ressarcimento

  • 11. Acesse o site Repis Cidadão e faça login com sua conta gov.br.
  • 22. Informe seu NIS e clique em 'pesquisar' para verificar valores disponíveis.
  • 33. Caso não saiba o número do PIS/NIS, consulte-o pelo extrato do FGTS, Cartão Cidadão ou Meu INSS.
  • 44. Para solicitar o ressarcimento, dirija-se a uma agência da Caixa ou use o aplicativo do FGTS.

Entendendo o PIS/Pasep

O PIS foi introduzido em 1970 para ajudar a formar a poupança dos trabalhadores do setor privado. O PASEP, criado em seguida, atendia servidores públicos. Ambos os programas foram unificados em 1975, mas foram descontinuados em 1988, substituídos pelo abono salarial atual.

Em 2020, o saldo não sacado foi transferido para o FGTS, e agora os trabalhadores podem solicitar o ressarcimento dos valores esquecidos.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Brasil