Senado aprova projeto voltado para enfrentamento das mudanças climáticas
A proposta revisada segue para nova avaliação na Câmara dos Deputados.

Na última quarta-feira (15), o Senado Federal aprovou o projeto de lei (PL) 4.129/2021, que estipula normas para a criação de planos de adaptação às alterações climáticas. O texto substitutivo, elaborado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), foi aprovado em votação simbólica no plenário. Com as modificações realizadas, o projeto foi encaminhado à Câmara dos Deputados para revisão.
Esse projeto reúne orientações para a gestão e a mitigação dos riscos climáticos, com foco na adoção de medidas econômicas e socioambientais para ajustar os sistemas produtivos e de infraestrutura. A principal medida é a elaboração de um plano nacional de adaptação às mudanças climáticas, que precisará ser concluído em um ano e servirá de base para os planos estaduais e municipais. Além disso, os planos devem estar alinhados com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, promover a agricultura sustentável e assegurar a segurança alimentar, hídrica e energética.
No relatório, Jaques Wagner destaca a urgência apontada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas sobre a necessidade de ações que garantam a segurança dos sistemas naturais e humanos diante das mudanças climáticas.
O projeto de lei de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2022. No Senado, foi modificado na Comissão de Meio Ambiente e depois na CCJ. As alterações serão revisadas pela Câmara dos Deputados, antes de serem submetidas à sanção presidencial, caso sejam aprovadas.
Leia Também

Drones na Agricultura: Tecnologia que Impulsiona Eficiência e Sustentabilidade no Campo

Práticas sustentáveis na agricultura são tema do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto

Fazenda é solicitado pelo Ministério da Agricultura a destinar R$ 452 bilhões para o Plano Safra
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
AGÊNCIA BRASIL
Jornalista especializado em política
Mais de política

Governo se prepara para autorizar importação de arroz por meio de Medida Provisória
Ministro Carlos Fávaro diz que objetivo não é competir com rizicultores gaúchos, mas evitar especulação e altas de preços no mercado nacional

Impacto das chuvas na produção de tabaco: uma das culturas mais afetadas
Grandes estragos atingem as regiões do Alto Vale de Itajaí, Planalto Norte e Planalto Sul - com milhares de propriedades afetadas.

Proposta do governo do Paraná visa tornar segurança hídrica uma política pública
Implantação de práticas para disciplinar os usos múltiplos da água

Fávaro e FPA elaboram estratégia de apoio a agricultores
Medidas do Governo Federal para auxiliar produtores prejudicados por fenômenos climáticos


