Voltar
energia
2 min de leitura

Mercado de combustíveis está seguro, afirma Artur Watt da ANP

Diretor-geral garante abastecimento frente a crises globais

Fernanda Lima24 de junho de 2026 às 15:20
Mercado de combustíveis está seguro, afirma Artur Watt da ANP

Artur Watt, diretor-geral da ANP, declarou hoje que o abastecimento do mercado de combustíveis está em boa condição para os próximos períodos. Essa afirmação foi feita durante o evento Energy Summit, realizado no Rio de Janeiro.

O executivo destacou que a ANP vem monitorando constantemente o fornecimento em meio aos impactos da guerra entre Estados Unidos e Irã no mercado global. Segundo Watt, a combinação da produção interna com as importações previstas é suficiente para suprir a demanda atual.

Não há risco de desabastecimento no curto e médio prazos.

Watt também analisou a flutuação dos preços dos combustíveis, especialmente no que diz respeito ao barril do tipo Brent. Ele observou que há uma tendência de estabilização nos preços, influenciada pela chegada de novas cargas importadas.

O diretor-geral adiantou que a normalização do cenário anterior à crise geopolítica ainda parece remota, com os preços ainda distantes dos níveis anteriores ao conflito.

Quanto à subvenção do diesel, Watt esclareceu que os pagamentos continuam em andamento, e que a ANP é responsável por verificar os valores devidos aos produtores e importadores. Ele mencionou que o governo sinaliza uma possível retirada dos subsídios aos combustíveis.

A ANP reafirma seu compromisso com a continuidade do abastecimento, alinhando a produção nacional e as importações esperadas, enquanto continua a avaliar o panorama do mercado.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de energia