Competições regionais: caminho para o concurso estadual
Iniciando neste sábado (18/5), a temporada dos concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais terá as etapas do Cerrado em Patos de Minas e da Mantiqueira de Minas em Itamonte.
No mês de maio, a competição continuará com a etapa regional de Araxá em Ibiá. Os concursos prosseguirão em junho e julho em diversas regiões produtoras de queijos de Minas.
Os vencedores dos concursos municipais serão os participantes dos concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais.
Na etapa regional, os produtores de vários municípios da região concorrem, tornando mais conhecidos os queijos vencedores.
Os cinco primeiros colocados em cada concurso regional terão a chance de participar da final do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, em agosto, no Serro.
Os concursos regionais desempenham um papel crucial na melhoria dos queijos de cada região, como destaca a coordenadora estadual de Queijo Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.
Esses eventos são uma oportunidade para os produtores conhecerem as qualidades de seus queijos e os aspectos a serem aprimorados.
Minas Gerais se destacou como o principal produtor de queijo artesanal do país devido ao valor atribuído ao conhecimento e às características regionais de cada produtor.
A programação dos concursos regionais continuará em junho com o Concurso Regional do Queijo Alagoa em Alagoa e o concurso da região produtora do Serro em Alvorada de Minas.
Em julho, haverá três concursos regionais: Entre Serras da Piedade ao Caraça em Santa Bárbara no dia 3, Canastra em Piumhi no dia 6 e Campo das Vertentes em Tiradentes no dia 10.
Todos os eventos contarão com a participação da Emater-MG e terão a presença de jurados especializados na produção de queijos e gastronomia, avaliando diversos aspectos como apresentação, textura, consistência, sabor, aroma, entre outros.