Lula critica tarifas dos EUA e anuncia nova comunicação a Trump
Presidente brasileiro expressa descontentamento em reunião ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (3) que ainda não recebeu um aviso oficial do governo dos Estados Unidos sobre novas tarifas comerciais aplicadas a produtos brasileiros. Durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, ele manifestou sua surpresa com a divulgação das medidas e sublinhou que o Brasil não irá aceitar tal tratamento.
Lula relatou que, em uma reunião anterior com o ex-presidente Donald Trump, havia discutido questões comerciais em uma conversa de três horas. No encontro, ele sugeriu um prazo de 30 dias para que os ministros dos dois países chegassem a um entendimento, prazo que ainda está em vigor. 'Não se concluiu nada. Por isso, a nossa surpresa com a decisão de mais um comunicado', afirmou.
✨ Lula expressou que o tratamento desrespeitoso dos EUA em relação ao Brasil é inaceitável e criticou o Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Além disso, Lula mencionou que entregou a Trump quatro documentos significativos sobre a relação bilateral, com foco em temas como o combate ao crime organizado e a exploração de recursos naturais. Ele frisou que estava esperançoso quanto a uma nova lógica de relacionamento entre os dois países, o que torna sua surpresa com a nova tarifação ainda mais intensa.
Os EUA propuseram um aumento de tarifas de 12,5% sobre produtos importados de 60 países, incluindo o Brasil, após uma investigação que apontou falhas na proibição do trabalho forçado. Assim, a sobretaxa poderia elevar a taxa total para 37,5%, impactando severamente as exportações brasileiras.
Em sua fala, Lula também fez críticas veladas, sem citar nomes, sobre um 'imbecil' que ignora que medidas como a taxação afetam o povo brasileiro. Ele ponderou que alguns brasileiros estão fomentando conflitos políticos na expectativa de prejudicar sua candidatura presidencial. 'Isso seria chamado de traição da pátria', afirmou, adicionando que seu compromisso é com a busca pela paz.
"Vou escrever quantos artigos forem necessários na imprensa americana e mundial para mostrar que eles estão errados e induzindo o mundo a uma violência desnecessária
Contexto
Lula planeja enviar uma nova carta a Trump, buscando esclarecer a posição do Brasil e enfrentar as novas tarifas impostas pelos EUA.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de política

EUA e Brasil discutem tarifas em reunião ministerial de Lula
Minutos antes, secretário de Comércio dos EUA reafirma diálogo contínuo

G7: Brasil busca diálogo com Trump sobre tarifas comerciais
Presidentes e líderes de economia mundial se reuniram na França

EUA ignoram argumentos do Brasil e recomendam novas tarifas comerciais
Ministro Mauro Vieira discute questões comerciais em Paris.

Lula reage a novas tarifas americanas de Trump
Presidente brasileiro expressa surpresa com propostas de tarifas





