Voltar
política
2 min de leitura

Lula deve elevar contribuição ao Focem na cúpula do Mercosul

Aumento visa fortalecer gestão financeira do bloco

Gabriel Azevedo26 de junho de 2026 às 13:10
Lula deve elevar contribuição ao Focem na cúpula do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar um aumento na contribuição brasileira ao Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul) na 64ª Cúpula do Mercosul, programada para a próxima terça-feira (30) em Assunção, Paraguai. Essa iniciativa busca fortalecer o principal recurso financeiro do bloco, voltado para reduzir desigualdades entre os países membros.

O Itamaraty confirmou que o comunicado será feito pelo presidente e pelo ministro das Relações Exteriores, embora os novos valores ainda não tenham sido divulgados.

O Focem, criado em 2004, já investiu cerca de US$ 1 bilhão em infraestrutura e desenvolvimento entre os países do Mercosul.

Os recursos do Focem foram destinados à construção de aproximadamente 1 mil km de rodovias, 680 km de ferrovias, 750 km de linhas de transmissão de energia, além de iniciativas em saneamento, educação e habitação.

Atualmente, o fundo conta com cerca de US$ 200 milhões disponíveis para novos projetos que estão em fase de aprovação. A proposta em discussão inclui a criação do Focem II, que contará com a Bolívia como novo membro pleno do bloco. Essa nova fase deve vir acompanhada de um aumento na contribuição brasileira, que atualmente é de US$ 70 milhões anuais ao longo de uma década, representando aproximadamente 70% do orçamento total da fase inicial.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de política