Lula deve elevar contribuição ao Focem na cúpula do Mercosul
Aumento visa fortalecer gestão financeira do bloco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar um aumento na contribuição brasileira ao Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul) na 64ª Cúpula do Mercosul, programada para a próxima terça-feira (30) em Assunção, Paraguai. Essa iniciativa busca fortalecer o principal recurso financeiro do bloco, voltado para reduzir desigualdades entre os países membros.
O Itamaraty confirmou que o comunicado será feito pelo presidente e pelo ministro das Relações Exteriores, embora os novos valores ainda não tenham sido divulgados.
✨ O Focem, criado em 2004, já investiu cerca de US$ 1 bilhão em infraestrutura e desenvolvimento entre os países do Mercosul.
Os recursos do Focem foram destinados à construção de aproximadamente 1 mil km de rodovias, 680 km de ferrovias, 750 km de linhas de transmissão de energia, além de iniciativas em saneamento, educação e habitação.
Atualmente, o fundo conta com cerca de US$ 200 milhões disponíveis para novos projetos que estão em fase de aprovação. A proposta em discussão inclui a criação do Focem II, que contará com a Bolívia como novo membro pleno do bloco. Essa nova fase deve vir acompanhada de um aumento na contribuição brasileira, que atualmente é de US$ 70 milhões anuais ao longo de uma década, representando aproximadamente 70% do orçamento total da fase inicial.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de política

Marco Rubio defende mudança de regime para investidores em Cuba
Secretário de Estado dos EUA destaca que a atual liderança impede o progresso econômico

Lula discute tarifas comerciais com Trump e potencial das terras raras
Encontro crucial para o Brasil em meio a negociações importantes

Lula critica Trump e defende paz durante evento em Sorocaba
Presidente brasileiro reafirma posição em favor da paz e da cultura

Lula participa do G7 e busca fortalecer laços comerciais
Encontros bilaterais visam ampliar comércio e discutir temas globais





