Ministério dos Transportes avança em norma de pedágio eletrônico
Nova legislação visa integrar pagamentos e revisar multas de motoristas

O Ministério dos Transportes está finalizando uma nova norma que visa integrar o sistema de cobrança do pedágio eletrônico, conhecido como free flow, à CNH Digital e reavaliar multas aplicadas aos motoristas.
A proposta, discutida nos últimos doze meses, foi destacada pelo ministro George Santoro, que acredita que a regulamentação pode ser publicada brevemente, embora ainda haja questões técnicas em debate na consultoria jurídica do ministério.
✨ Usuários receberão notificações sobre cobranças diretamente no aplicativo da CNH Digital.
Com a nova norma, espera-se que motoristas sejam notificados cerca de uma hora após passarem por um trecho com pedágio automático, permitindo que tenham acesso às informações sobre o trajeto e um link para o pagamento da tarifa.
Revisão de Multas
Além da unificação dos pagamentos, o governo está considerando a possibilidade de rever multas anteriores. Motoristas que quitarem suas dívidas poderão ter penalidades canceladas, incluindo a devolução de valores, o que poderia impactar o erário em até R$ 70 milhões.
Contexto
Atualmente, as multas em São Paulo não estavam sendo totalmente direcionadas ao Tesouro Nacional, o que levanta discussões sobre a devolução desses recursos.
A nova legislação também deverá estabelecer prazos para que tanto as concessionárias quanto os usuários se adaptem às novas regras, com a Senatran assumindo a coordenação do sistema.
Santoro enfatiza a complexidade da articulação entre os diversos envolvidos, como empresas de pagamento e operadoras de rodovias, que precisam concordar sobre a nova abordagem.
✨ Críticas ao modelo free flow têm sido frequentes, principalmente por questões de transparência e a forma como as cobranças são aplicadas.
O modelo, que elimina praças físicas de pedágio, promete facilitar o pagamento, mas também enfrenta resistências quanto ao aumento da base de contribuintes em áreas urbanas.
Próximos Passos
A implementação do sistema de pedágio eletrônico foi adiada inicialmente e está apenas substituindo as praças de cobrança, diferente do que foi originalmente proposto. A única rodovia que já utiliza cobrança proporcional é a Via Dutra.
Conforme a ANTT, a adesão das concessionárias ao modelo free flow deve ser gradual, com um prazo previsto de até cinco anos para a completa adaptação ao novo sistema.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de política

Hugo Leal busca justiça em pedágios com emenda em projeto de lei
Suspensão de multas é vista como correção de distorção no sistema de cobrança

Motoristas se livram de multas com regularização de pedágio eletrônico
Governo suspende multas de pedágio no modelo free flow até novembro.

Paraná e Rio Grande do Sul buscam esclarecimentos sobre cobrança de pedágio eletrônico
Deputados estaduais questionam a implementação do sistema de pedágio eletrônico em suas respectivas regiões.

Comissão aprova MP do frete mínimo com anulação de multas a caminhoneiros
Mudanças foram realizadas após acordo entre governo e caminhoneiros





