Variação de preços: óleo de algodão em sentido contrário
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), constatou-se no Mato Grosso uma queda de 0,68% no preço do caroço de algodão disponível em comparação com a semana anterior, sendo vendido a R$ 667,35 por tonelada. Essa redução foi atribuída principalmente à baixa demanda pelo produto na região, bem como à discrepância de valores entre vendedores e compradores, fatores que contribuíram para a diminuição observada.
Por outro lado, houve um aumento de 0,17% na cotação do óleo de algodão em comparação com a semana anterior, chegando a R$ 3.782,86 por tonelada. Esse acréscimo foi impulsionado pela maior procura pelo óleo no estado, devido ao aumento na demanda das indústrias de biodiesel.
Apesar do crescimento semanal, vale ressaltar que o preço do óleo de algodão disponível ainda é 17,54% mais baixo do que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Por fim, diante da previsão de uma maior oferta de algodão na safra 2023/24 e da proximidade da colheita, não há indicativos de uma expressiva valorização nos preços dos subprodutos no estado no curto prazo.