Fiscalização na cadeia avícola de SP, SC e RS é finalizada pela UE, conforme informa o Mapa

Auditoria visava avaliar os controles sanitários oficiais brasileiros, em especial no que diz respeito à gripe aviária.

Fiscalização na cadeia avícola de SP, SC e RS é finalizada pela UE, conforme informa o Mapa

Uma equipe técnica da União Europeia (UE) concluiu a avaliação da cadeia avícola brasileira nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (3), conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura. De acordo com o comunicado, a auditoria teve como objetivo analisar os controles sanitários oficiais brasileiros, especialmente em relação à gripe aviária. Após a inspeção, está previsto o envio de um relatório com as observações técnicas ao governo brasileiro.

Durante as visitas, os inspetores europeus vistoriaram granjas, incubatórios e empresas autorizadas a exportar carnes para o bloco europeu. Além disso, eles estiveram no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Campinas (SP), certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para emitir laudos sobre gripe aviária.

De acordo com o ministério, essa foi a terceira missão internacional realizada no Brasil desde março para verificar os procedimentos de controle da gripe aviária no país, sendo precedida por inspeções do Japão e do Reino Unido. Até o momento, não há registros de gripe aviária em granjas comerciais no Brasil, com 164 casos detectados em aves selvagens ou de subsistência.