Preços do algodão voltam aos patamares de novembro, informa Cepea

Enfraquecimento dos valores internacionais leva vendedores a serem mais flexíveis em suas ofertas

Preços do algodão voltam aos patamares de novembro, informa Cepea

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, os preços do algodão em pluma continuam caindo e já alcançaram os níveis registrados no final de novembro de 2023. Nesta terça-feira (7/5), o indicador Cepea/Esalq apontou um valor médio de R$ 3,8125 a libra-peso, representando uma queda de 2,83% desde o início do mês.

Os pesquisadores do Cepea destacam que, devido ao enfraquecimento dos preços no mercado internacional, alguns vendedores no Brasil estão mais dispostos a negociar no mercado nacional, especialmente aqueles que buscam limpar seus estoques da safra 2022/23. Algumas indústrias estão pressionando por preços ainda mais baixos, enquanto outras enfrentam dificuldades para aprovar a qualidade dos lotes disponíveis e não conseguem estabelecer uma posição de preço.

Dessa forma, muitos agentes estão focando em cumprir contratos a termo destinados aos mercados interno e externo. Comerciantes estão realizando compras para atender a programações e tentando fechar negócios de forma estratégica.