Estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento indica mudança no ciclo pecuário.

A produção de carne bovina no Brasil deverá apresentar uma redução de 0,8% em 2026, totalizando 11,84 milhões de toneladas, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nessa terça-feira (15/9). Em 2025, o país já havia produzido 11,93 milhões de toneladas.
Segundo a Conab, essa queda indica o início da reversão do ciclo pecuário, refletindo a diminuição da oferta de animais prontos para abate e a consequente queda na produção de carne. A estatal ressaltou que, apesar da retração esperada ainda não ter se manifestado de forma intensa, os abates no primeiro semestre de 2026 permaneceram acima dos números do ano anterior.
✨ As exportações de carne bovina devem crescer 4,46% em 2026, alcançando 4,73 milhões de toneladas, mesmo com restrições de mercado, segundo a Conab.
A expectativa de aumento nas exportações ocorre mesmo diante de desafios como a restrição da cota de importação pela China, embargos da Europa devido a regulamentos sobre antimicrobianos e tarifas dos Estados Unidos. A Conab não observou um volume excedente de carne bovina que pudesse provocar uma queda significativa nos preços internos.
No mercado doméstico, o consumo de carne bovina continua moderado, com preferência por cortes de menor valor, limitando o repasse integral de custos ao varejo. Em 2027, a produção de carne bovina deve recuar ainda mais, em 4,1%, para 11,413 milhões de toneladas, indicando desafios adicionais no ciclo pecuário.
A Conab alertou que o alto abate de fêmeas pode retardar a mudança do ciclo, mas a manutenção dessa retenção deve evidenciar uma queda na oferta durante 2027.
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!

Cotações internas sobem enquanto oferta se reduz e importações devem aumentar.

Valorização da carne suína impulsiona preços do frango resfriado na Grande São Paulo.

Indicador do Cepea registra alta mesmo com lentidão nas negociações em SP.

Aumento da produção e elevação da oferta pressionam margens de rentabilidade.