Conta de luz não terá taxa extra em fevereiro, afirma Aneel
Aneel confirma alívio com bônus de Itaipu em fatura de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que em fevereiro não haverá cobrança de taxa extra nas contas de luz. A decisão representa um alívio significativo para os consumidores, com um impacto financeiro positivo estimado em R$767,2 milhões.
O chamado 'bônus de Itaipu' será aplicado, proporcionando um crédito aproximado de R$9,16 para residências que consomem em média 116 kWh por mês. Este valor será distribuído entre milhões de usuários residenciais e rurais em todo o Brasil.
Efeito do Bônus de Itaipu
O bônus se refere ao saldo apurado na conta de comercialização da Usina Hidrelétrica de Itaipu no ano anterior. O resultado alcançado para 2025 foi de R$1,29 bilhão, com R$524,4 milhões destinados a uma reserva técnica financeira para 2026, com o objetivo de suavizar possíveis variações nos fluxos de caixa e nas tarifas.
✨ A homologação dos valores relacionados ao bônus acontecerá na reunião da Aneel na próxima terça-feira.
Contexto
O bônus de Itaipu é um ajuste financeiro anual que beneficia consumidores de baixa tensão e visa proporcionar um alívio nas faturas de energia elétrica.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de economia

Bandeira tarifária amarela aumenta custo da energia para maio
Aneel anuncia acréscimo nas tarifas devido à baixa de chuvas

Inflação prévia é de 0,62% em maio; energia elétrica sobe 2,16%
Aumento na energia elétrica impacta habitação, enquanto transportes enfrentam queda.

Reajuste de tarifas afeta 5,6 milhões em PE e AL
Aumento nas contas de energia entra em vigor em Pernambuco e Alagoas

Fitch rebaixa Enel Brasil com risco de perda de concessão em SP
A agência destaca impactos na eficiência operacional da empresa





