Voltar
economia
1 min de leitura

Conta de luz não terá taxa extra em fevereiro, afirma Aneel

Aneel confirma alívio com bônus de Itaipu em fatura de energia

Carlos Silva25 de junho de 2026 às 16:05
Conta de luz não terá taxa extra em fevereiro, afirma Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que em fevereiro não haverá cobrança de taxa extra nas contas de luz. A decisão representa um alívio significativo para os consumidores, com um impacto financeiro positivo estimado em R$767,2 milhões.

O chamado 'bônus de Itaipu' será aplicado, proporcionando um crédito aproximado de R$9,16 para residências que consomem em média 116 kWh por mês. Este valor será distribuído entre milhões de usuários residenciais e rurais em todo o Brasil.

Efeito do Bônus de Itaipu

O bônus se refere ao saldo apurado na conta de comercialização da Usina Hidrelétrica de Itaipu no ano anterior. O resultado alcançado para 2025 foi de R$1,29 bilhão, com R$524,4 milhões destinados a uma reserva técnica financeira para 2026, com o objetivo de suavizar possíveis variações nos fluxos de caixa e nas tarifas.

A homologação dos valores relacionados ao bônus acontecerá na reunião da Aneel na próxima terça-feira.

Contexto

O bônus de Itaipu é um ajuste financeiro anual que beneficia consumidores de baixa tensão e visa proporcionar um alívio nas faturas de energia elétrica.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de economia