Voltar
Internacional
2 min de leitura

Iván Cepeda pede calma após protestos contra vitória de De la Espriella

Candidato da esquerda se manifesta após derrota apertada na eleição.

Ricardo Alves22 de junho de 2026 às 13:50
Iván Cepeda pede calma após protestos contra vitória de De la Espriella

O candidato da esquerda à presidência da Colômbia, Iván Cepeda, fez um apelo por calma entre seus apoiadores na segunda-feira, 22, após os tumultos gerados pela vitória de seu oponente, Abelardo de la Espriella, da extrema direita.

Na disputa do segundo turno, uma das mais acirradas da história, Cepeda perdeu por uma margem inferior a um ponto percentual para De la Espriella, conhecido como 'El Tigre', que recebeu apoio significativo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Milhares de manifestantes foram às ruas em cidades como Bogotá e Cali, onde ocorreram confrontos com a polícia e queimadas de bandeiras dos Estados Unidos.

Durante uma coletiva de imprensa, Cepeda enfatizou a importância do comportamento pacífico. 'Meu chamado é para manter a calma e a tranquilidade porque esse é o nosso talante', declarou. O senador, conhecido por sua defesa dos direitos humanos, sugeriu que seus apoiadores agissem de maneira exemplar neste momento delicado.

Além disso, Cepeda criticou as ameaças proferidas por De la Espriella durante um comício em Barranquilla, onde o advogado novato em política sugeriu que tomaria medidas severas contra seu rival caso existisse qualquer incitação à violência.

"

'Dr. Cepeda, o senhor já sabe como o tigre morde forte. E deixe-me dizer uma coisa: o tigre pode morder ainda mais forte do que mordeu nas urnas.'

Abelardo de la Espriella

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Internacional