Voltar
Justiça
2 min de leitura

Deputado Gustavo Gayer condenado a indenizar PT em R$ 20 mil

Decisão do juiz Wagner Pessoa Vieira reforça a inobservância de limites na liberdade de expressão

Gabriel Rodrigues23 de junho de 2026 às 19:10
Deputado Gustavo Gayer condenado a indenizar PT em R$ 20 mil

O Justiça do Distrito Federal condenou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) a pagar R$ 20 mil ao PT por difamação, devido a uma postagem em suas redes sociais que implicava o partido em um atentado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão foi proferida pelo juiz Wagner Pessoa Vieira da 5ª Vara Cível de Brasília, que também decidiu que o deputado deve remover o conteúdo ofensivo de suas plataformas sociais, seguindo uma determinação anterior.

Deputado foi condenado por espalhar informações falsas sobre o PT.

Na publicação em questão, Gayer alegou que o PT havia contratado Adelio Bispo para assassinar Bolsonaro, afirmando que a imprensa tentaria abafar a informação. O deputado defendeu seu posicionamento com base na imunidade parlamentar e na liberdade de expressão.

No entanto, Vieira argumentou que a imunidade não se aplica quando as declarações não ocorrem no âmbito do Congresso Nacional e não têm relação direta com o exercício do mandato, reforçando que a disseminação de notícias falsas não é protegida por essa imunidade.

"

A imunidade parlamentar não é absoluta e não pode servir para proteger a difusão de fake news que comprometem a integridade da informação pública.

Wagner Pessoa Vieira

Contexto

A decisão pode ser contestada na segunda instância do TJDFT, onde o deputado poderá apresentar sua defesa.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Justiça