Voltar
Saúde
2 min de leitura

Estudo liga uso precoce de redes sociais ao consumo de substâncias

A pesquisa aponta riscos associados ao uso das mídias digitais por jovens.

Gabriel Azevedo13 de junho de 2026 às 03:40
Estudo liga uso precoce de redes sociais ao consumo de substâncias

Uma nova pesquisa revelou que a exposição precoce e frequente a redes sociais pode aumentar o risco de jovens experimentarem álcool, tabaco e cannabis. O estudo, recentemente publicado no The American Journal of Psychiatry, destaca a preocupação com adolescentes que acessam essas plataformas muito cedo.

Uso de redes sociais em idades precoces

Apesar da idade mínima de 13 anos para a maioria das redes sociais, cerca de 40% das crianças entre 8 e 12 anos já utilizam essas plataformas. De acordo com a pesquisa, o tempo de uso e a idade em que começam a acessar as redes são fatores significativos que podem contribuir para a experimentação de substâncias.

O Dr. Jason M. Nagata, que liderou o estudo na Universidade da Califórnia, analisou o uso de mídias sociais entre adolescentes de 9 a 16 anos, identificando quatro padrões: nenhum uso, uso moderado, uso intermediário e uso precoce intenso. Aqueles que começaram a usar as redes sociais aos 9 anos apresentaram um maior risco de envolvimento com drogas.

Impacto do conteúdo nas redes sociais

A pesquisa destacou que adolescentes que usavam as redes sociais por três horas ou mais diariamente tinham 17 vezes mais chances de experimentar cannabis e 14 vezes mais probabilidade de experimentar tabaco, em comparação com aqueles que tinham pouco ou nenhum acesso. A exposição ao marketing de bebidas alcoólicas e a postagens que retratam o uso de substâncias de forma positiva são fatores que contribuem para esse aumento de consumo.

Mais de 50% dos jovens relataram ter visto marketing de bebidas alcoólicas nas redes sociais.

"

A exposição a conteúdos que promovem uso de substâncias pode influenciar positivamente a percepção dos adolescentes sobre elas.

Dr. Jason M. Nagata

Recomendações para pais e cuidadores

Diante dos riscos identificados, organizações como a Academia Americana de Pediatria sugerem que pais implementem planos que promovam um uso equilibrado das mídias sociais. Isso inclui a orientação sobre conteúdo, estabelecer limites e discutir a importância de interações offline.

Conversar abertamente com os filhos sobre redes sociais é essencial para prevenir problemas futuros.

"

Os pais devem ser exemplos do comportamento que desejam ver em seus filhos.

Dra. Courtney Blackwell

Contexto Adicional

A pesquisa foi baseada em dados do Estudo de Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente, acompanhando os mesmos indivíduos ao longo de quatro anos.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Saúde