Perspectivas para a produção de soja e milho.

Projeções apontam queda na expectativa de safra de milho

Perspectivas para a produção de soja e milho.

De acordo com o relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), as projeções feitas durante o mês de abril foram confirmadas, apontando uma redução na expectativa de produção de milho segunda safra 2023/24. A produção esperada foi revisada para baixo, estimando-se agora a colheita de 13,5 milhões de toneladas, o que representa uma perda de 8% em relação à previsão inicial de 14,7 milhões de toneladas.

As informações foram apresentadas no Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelos técnicos do Deral, órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Com essa revisão para baixo na produção de milho, estima-se que mais de 1,2 milhão de toneladas deixem de ser produzidas, resultando em uma perda financeira que se aproxima de um bilhão de reais.

O relatório aponta que o cenário continua desafiador para a safra, com 10% das lavouras em condições ruins, 21% em condições medianas e 69% em condições consideradas boas. Diante dessa situação, é provável que novas perdas possam ocorrer. A área plantada nesta safra foi de 2,4 milhões de hectares, ligeiramente superior à safra anterior.

No que diz respeito à safra de soja, a colheita já foi concluída e a produção revisada é de 18,3 milhões de toneladas, o que representa uma quebra de safra de 16%, equivalente a 3,5 milhões de toneladas.