Clima de extremos: calor intenso, secura e chuvas de 300 mm marcam a semana.

Contraste climático no país se destaca ao longo da semana

Clima de extremos: calor intenso, secura e chuvas de 300 mm marcam a semana.

Durante esta semana, irá ocorrer um contraste significativo nas condições climáticas do Brasil, característico do outono. Prevê-se a presença de instabilidades no sul do país, ocasionando chuvas intensas, com volumes acima de 300 mm em algumas áreas. Além disso, a região norte também terá chuvas volumosas, especialmente com acumulados acima de 220 mm. As chuvas se estenderão até o leste do Nordeste, com expectativa de acumulados acima de 100 mm nas áreas mais úmidas. Enquanto isso, a região centro-leste do Brasil terá temperaturas elevadas, acima de 37°C, devido a uma área de alta pressão nas camadas intermediárias da atmosfera.

As chuvas intensas no sul dificultarão a colheita da soja e arroz, ao passo que no centro do país, o tempo seco e quente aumentará a demanda hídrica das plantações, afetando culturas como o milho safrinha e feijão segunda-safra. O algodão de primeira safra se beneficiará com o clima seco, acelerando a maturação, enquanto o plantio do trigo poderá ser favorecido pelos bons níveis de umidade no solo.

Haverá uma condição de chuvas extremas no Rio Grande do Sul, especialmente em Porto Alegre, e chuvas mais brandas em Santa Catarina. No Paraná, as chuvas ficarão mais restritas ao sudeste do estado. A região Sudeste enfrentará calor intenso, com máximas entre 34°C e 37°C, enquanto no Centro-Oeste as altas temperaturas serão acompanhadas por baixa umidade do ar. Na região Nordeste, a ZCIT continuará influenciando o clima, especialmente no litoral leste.

Portanto, apesar das diferentes condições climáticas, áreas do sul do Pará e sul do Tocantins podem esperar tempo firme devido à presença de ar seco na região central do Brasil.