Chuvas causam estragos no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul tem sido atingido por fortes temporais, com 65 municípios do estado relatando danos devido às chuvas intensas até as 8h desta terça-feira (30/4). Vendavais, descargas elétricas, movimentos de massa, queda de granizo, alagamentos em áreas urbanas e transbordamento de córregos, arroios e rios são algumas das ocorrências registradas.
Essa situação tem gerado desafios para os produtores durante a temporada de colheita, especialmente no que diz respeito à safra de soja na região. Emerson Peres, engenheiro agrônomo e produtor rural de Camaquã, expressou sua preocupação com a safra de soja, salientando um atraso na colheita devido ao clima quente, que está levando à germinação prematura dos grãos dentro das vagens e resultando em perdas de qualidade e financeiras para os produtores.
Franquiéle Bonilha da Silva, doutora em Ciência do Solo, também destacou os desafios enfrentados pelos produtores durante a colheita, devido à umidade excessiva e ocorrência de chuvas. Ela ressaltou que tais condições comprometem a qualidade dos grãos, tornando-os suscetíveis a doenças fúngicas, o que gera prejuízos para os agricultores.
O meteorologista Gabriel Rodrigues alerta que um sistema frontal estacionado sobre o Rio Grande do Sul está causando chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de queda de granizo e ventos destrutivos. Essas condições climáticas têm impactado as operações de colheita na região, especialmente na colheita da soja, enquanto outras atividades agrícolas também estão suscetíveis a prejuízos devido ao clima desfavorável.