Colheita da soja chega à reta final no Oeste da Bahia

Setor agrícola prevê safra recorde de mais de 7 milhões de toneladas em quase 2 milhões de hectares.

Colheita da soja chega à reta final no Oeste da Bahia

Na região do Oeste da Bahia, principal área de produção de soja do Matopiba, a colheita da safra 2023/24 está praticamente concluída, atingindo 99% de progresso, com uma área total de 1,980 milhão de hectares e uma produção estimada de 7,484 milhões de toneladas.

Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o balanço parcial da colheita foi positivo em quase todas as microrregiões produtoras de soja, mesmo havendo algumas questões climáticas ao longo do processo. As áreas que ainda faltam ser colhidas estão localizadas em Formosa do Rio Preto e Jaborandi, com rendimentos médios variando entre 60 e 63 sacas por hectare, com perspectiva de manutenção ou até aumento desses números.

A Aiba planeja se reunir em breve para validar os dados finais da colheita, com uma nova atualização. As condições climáticas continuam estáveis e favoráveis para a conclusão da operação nos próximos dias. Porém, há áreas consideradas como tardias que apresentam um desempenho aquém do esperado, devido a dificuldades climáticas e problemas fitossanitários ao longo do ciclo.

O último relatório da Aiba indica que, até o momento, foram colhidos cerca de 48 mil hectares de milho na região. O atraso na safra atual em comparação com a safra anterior se deve principalmente a adversidades climáticas no início do ciclo e chuvas em fases finais do plantio.

Apesar de médias parciais de colheita no Oeste da Bahia estarem aquém do esperado, com cerca de 140 sc/ha, a expectativa é de que com a conclusão da colheita, outras culturas como feijão, milheto, sorgo e forrageiras encontrem espaço nas microrregiões monitoradas.