Case IH, New Holland e Jacto fecham parcerias com fornecedoras chinesas para complementar seus pulverizadores
O produtor rural brasileiro é muito atento aos avanços tecnológicos, o que tem levado grandes montadoras de máquinas agrícolas a investir na oferta de drones para pulverização, como um complemento aos pulverizadores tradicionais de solo.
Durante a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP), a multinacional Case IH anunciou o lançamento global de seu primeiro drone agrícola, em parceria com a Xag, uma fornecedora chinesa. A aposta no mercado de drones no agronegócio brasileiro mostra um desenvolvimento mais rápido do que nos Estados Unidos, segundo o presidente mundial da Case IH, Scott Harris.
Os drones serão distribuídos pela rede de concessionárias que já vendem tratores, colheitadeiras e outras máquinas, proporcionando maior facilidade para acessar áreas menores e agilidade no combate a pragas. A capacitação da rede de concessionários é uma prioridade, visando garantir um atendimento eficiente e completo ao produtor.
A New Holland, integrante do grupo CNH Industrial, também terá drones da Xag disponíveis para venda no Brasil até o final deste ano, com planos de expansão para outros países da América Latina até 2025. O uso de drones para pulverização é uma alternativa viável em solos irregulares e cultivos altos, oferecendo benefícios como redução do uso de defensivos e menor impacto ambiental.
A Jacto, por sua vez, já está comercializando drones. O gerente de negócios de Drones Agrícolas da empresa destacou a parceria com a chinesa DJI e as possibilidades de inovação. O monitoramento remoto dos voos é uma das evoluções esperadas nessa tecnologia.
Além da venda de drones, as empresas estão focadas em oferecer assistência técnica e garantir a correta utilização da tecnologia no campo, atendendo às necessidades e demandas dos produtores rurais.