Consultoria reavalia safra nacional de soja devido a perdas no RS

AgResource Brasil revela impacto das enchentes no ciclo da oleaginosa, do milho e do trigo no Rio Grande do Sul

Consultoria reavalia safra nacional de soja devido a perdas no RS

Considerando os impactos da tragédia no Rio Grande do Sul, a AgResource Brasil revisou suas estimativas de produção de soja para a safra 23/24. A consultoria prevê que o Brasil produzirá 144,59 milhões de toneladas de soja, o que representa uma leve redução nos números finais. Mesmo com ajustes de área para cima, as perdas em solo gaúcho foram capazes de pressionar o número final de safra para baixo. Estima-se que as perdas de área de soja no estado sejam de aproximadamente 0,29 milhão de hectares, com uma projeção de 1,78 milhão de toneladas de perdas na produção.

Além disso, os impactos no estado sulista não se restringem aos estragos nas lavouras, mas também estão relacionados aos bloqueios nas estradas. A consultoria ressalta que o potencial de armazenagem de grãos no Rio Grande do Sul representa 16% do total do Brasil, e quase 15% da capacidade de processamento de soja do país está no estado. Os impactos gerados ainda são incalculáveis.

As previsões climatológicas apontam que as chuvas devem continuar na região Sul até o dia 23 de maio, com acumulados significativos de precipitação, o que pode causar deslizamentos e atrapalhar as operações de resgate. Além disso, um frio intenso é projetado para as próximas duas semanas no estado.

Por fim, a AgResource Brasil revisou suas análises para a safra de milho, estimando uma produção de 113,11 milhões de toneladas, ligeiramente menor do que a previsão anterior da empresa. No Rio Grande do Sul, a safra de verão foi parcialmente paralisada, com impacto potencial na produção nacional. Para o trigo, o estado se encontra com 0% de área plantada, o que terá impacto em toda a produção nacional.