ABPA alerta para possíveis impactos das enchentes no Rio Grande do Sul nas exportações nos próximos meses
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne de frango do Brasil atingiram 480,7 mil toneladas em abril, o que representa um aumento de 10,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, sendo o segundo melhor resultado da série histórica. O recorde de embarques foi alcançado em março de 2023, com 514,6 mil toneladas.
Em termos de receita, as exportações totalizaram US$ 882,2 milhões em abril, crescendo 5% em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente da Associação, Ricardo Santin, enfatizou que este resultado mantém as projeções positivas do setor para o ano, apesar das dificuldades internas como a Operação Padrão.
Santin também ressaltou a possibilidade de impactos das enchentes no Rio Grande do Sul nas vendas internacionais nos próximos meses, visto que o estado é o terceiro maior exportador de carne de frango do país, com um aumento de 20,4% nas exportações em abril.
No decorrer do ano, as exportações brasileiras de carne de frango totalizam 1,701 milhão de toneladas, registrando uma queda de 2,8% em relação a 2023, com uma receita de US$ 3,024 bilhões, representando uma diminuição de 11,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.