Zarc: Redução de riscos climáticos e indicação da melhor época para plantio
Nesta segunda-feira (13/05), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou as portarias do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a soja na safra 2024/25. As regras são aplicáveis em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros.
O Zarc tem como finalidade diminuir os riscos ligados ao clima, permitindo que os produtores identifiquem o melhor momento para o plantio de soja. A partir de simulações de perdas de rendimento de até 20%, 30% e 40% devido a eventos climáticos adversos, as áreas e os períodos de semeadura foram definidos conforme informado pelo Mapa.
Para consultar as informações, é possível acessar a plataforma Painel de Indicação de Riscos ou utilizar o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo. Cabe ressaltar que os períodos de plantio indicados no Zarc não se aplicam às lavouras irrigadas. Nestes casos, é necessário seguir as recomendações específicas para a cultura irrigada ou da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de cada estado.
O Mapa também destaca a importância de observar as diretrizes relacionadas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, visando à prevenção e controle da ferrugem asiática.