Inmet avisa que em Dez estados brasileiros a chuva ultrapassará os 100 mm ao longo da semana.

Informativo do Instituto Nacional de Meteorologia traz previsão do tempo para a semana.

Inmet avisa que em Dez estados brasileiros a chuva ultrapassará os 100 mm ao longo da semana.
Foto: Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga o boletim climático com a quantidade de chuva e as temperaturas máximas e mínimas em todas as regiões do Brasil, entre esta segunda-feira (16) e a próxima segunda-feira (23).

Destaque para a intensidade e a extensão das chuvas, que podem ultrapassar os 100 mm em áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Pará, Tocantins e Acre.

A semana terá início com chuvas no leste da Região Sul e tempo firme nos dias seguintes. A partir de 20 de dezembro, novas instabilidades se desenvolverão, trazendo chuvas significativas para Santa Catarina, Paraná e centro-norte do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes de chuva estão previstos para Paraná e Santa Catarina, com acumulados que podem ultrapassar 40 mm.

As chuvas irão variar ao longo da semana devido às instabilidades causadas pelo sistema oceânico, conforme o Inmet. Assim, a semana começará chuvosa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo, e assim continuará.

Esse quadro facilitará grandes volumes de chuva, acima de 100 mm em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em São Paulo, a semana iniciará sem chuva, mas a partir de sexta-feira (20), novas instabilidades trarão chuvas expressivas até o final da semana, com acumulados previstos de até 80 mm em algumas áreas no nordeste do estado.

As instabilidades persistirão, resultando em chuvas ao longo da semana, de acordo com o Inmet. O órgão aponta que as chuvas serão relevantes em Mato Grosso do Sul, boa parte de Goiás e Mato Grosso, com acumulados previstos acima de 40 mm (tons de verde no mapa), podendo chegar a 100 mm em algumas regiões (tons de vermelho).

A previsão do Inmet indica que na faixa leste e norte da região, chuvas fracas são possíveis, enquanto na maior parte do interior, o tempo se manterá quente, com baixa probabilidade de chuva. No oeste da Bahia e sudoeste do Maranhão, os acumulados esperados serão inferiores a 20 mm.

Áreas de instabilidade ligadas ao calor e à alta umidade resultarão em pancadas de chuva ao longo da semana, com volumes acima de 30 mm (tons de verde) e 50 mm (tons amarelos) em grande parte da região.

Entretanto, no norte do Pará e em boa parte de Roraima, os volumes de chuva deverão ser inferiores a 10 mm. Pode chover mais de 100 mm em alguns lugares (tons de vermelho a rosa) no centro-oeste do Amazonas, oeste do Acre e em áreas específicas do sul do Pará e Tocantins. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também poderá resultar em acumulados acima de 100 mm.

Para os próximos dias, as temperaturas máximas continuarão elevadas em grande parte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, variando entre 26°C e 36°C, com possibilidade de ultrapassar 38°C em algumas áreas no interior do Nordeste.

Na Região Centro-Oeste, as temperaturas máximas também serão altas, variando entre 24°C e 32°C, podendo chegar a 34°C em algumas áreas de Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, nas Regiões Sudeste e Sul, as temperaturas ficarão entre 20°C e 32°C.

As temperaturas mínimas seguirão entre 22°C e 26°C na Região Norte, enquanto no Nordeste, as mínimas variarão entre 16°C e 26°C, com valores mais baixos previstos para a região central da Bahia. No Centro-Oeste, as mínimas ficarão entre 22°C e 26°C ao longo da semana.

Nas Regiões Sudeste e Sul, as mínimas oscilarão entre 12°C e 24°C. Em 18 de dezembro, as temperaturas na Região Sul tendem a cair, com valores previstos entre 10°C e 18°C.