Soja nobre: 20% da área em enchimento de grãos
A Argentina está enfrentando um decréscimo na produção de girassol, que deve recuar para 3,3 MTn, uma redução de 200 mTn em relação ao relatório anterior e uma queda de -2,9% em comparação ao ano anterior. A bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA) divulgou essas informações.
De acordo com o relatório, a produtividade do girassol varia de acordo com a precipitação ao longo do ciclo da cultura. As expectativas de rendimento na região de Buenos Aires estão próximas ou abaixo dos rendimentos médios das últimas cinco campanhas, devido ao clima seco e à insolação em fases sensíveis do cultivo.
Além disso, a BCBA informou que 20% da área de soja nobre está iniciando o enchimento de grãos (R5), enquanto 9,1% da área está iniciando o período crítico de diferenciação de vagens (R3). 37% dos 16,3 MHa plantados estão enfrentando condição hídrica/seca regular, com regiões como NEA, Centro-Norte de Santa Fe, Núcleo Norte, Centro-Leste de Entre Ríos e Sudeste de Buenos Aires sendo as mais afetadas pela falta de chuva.
Quanto à colheita de milho para grão comercial, ela está em andamento no centro da área agrícola da Argentina, com progresso de 1,7% da área apta e rendimentos semelhantes aos da semana anterior. A projeção para a safra 2021/22 é de 51 MTn, 1,5 MTn a menos que o ciclo anterior. A fase de janela de plantio está passando pelo período crítico para definição da produtividade, conforme conclui a consultoria.