46 Milhões de Toneladas de Comida São Desperdiçadas Anualmente, Subindo o Número de Desperdício Alimentar.
No dia 7 de junho, foi celebrado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, o que levou a algumas reflexões. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a 10ª posição entre os maiores desperdiçadores de alimentos do mundo.
Anualmente, cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas no país, o que corresponde a 30% de toda a produção nacional, levando a uma perda financeira estimada em R$ 61,3 bilhões. Esse desperdício ocorre em todas as etapas, desde a produção até o consumo final.
Para combater esse problema, é possível adotar alternativas como a certificação internacional FSSC 22000 (Food Safety System Certification). Essa certificação atesta o correto funcionamento dos sistemas de gestão de segurança alimentar de organizações do setor.
Segundo Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, essa certificação traz consigo todos os requisitos para implementar e manter boas práticas de gestão, resultando em melhor desempenho organizacional. Além de abrir oportunidades de mercado, o principal objetivo do FSSC 22000 é garantir a segurança dos consumidores.
Reconhecido pela Global Food Safety Initiative, esse esquema exige a implementação das normas ISO 22000 e PAS 220 para obter a certificação, que é concedida por um organismo certificador após avaliação.